segunda-feira, 5 de abril de 2010

INTRODUÇÃO AO TEMA

Esta se protagonizando um momento de ‘revolução digital’ em nossa sociedade. As inovações tecnológicas influenciam todos os aspectos relacionais, seja no âmbito social ou profissional.

As cidades estão sofrendo mudanças extremas no que diz respeito à desburocratização da informação, sofrendo pressão da população e das novas. A tendência é que tenhamos cada vez mais pessoas interconectadas e engajadas com os desafios das cidades, para que isso aconteça é necessário desenvolver competência informacional. Neste sentido, portanto, o presente trabalho direciona-se para a criação de Clusters Criativos.

Considerando os aspectos já abordados, estes novos espaços – denominados Cluster Criativos – deverão ser responsáveis por conectar as pessoas no meio real e/ou virtual, favorecendo a criação e fortalecimento de redes sociais, essenciais à formação de atores locais comprometidos no conceito de cidade em rede e rede de cidades.

Para nortear este estudo é possível usar o seguinte questionamento: qual o formato arquitetônico dos Clusters Criativos para que eles favoreçam o encontro e a interação entre as pessoas das diversas partes da cidade conectadas real e/ou virtualmente, priorizando a inclusão digital/social com o objetivo de criar uma “árvore de conhecimento”?

O encontro de pessoas é essencial para que floresçam discussões e haja troca de experiências. Hoje em Jaraguá do Sul, não há espaços que estimulem o fortalecimento das redes sociais. Identificando o atual aumento das relações virtuais como protagonista das redes sociais, propõe-se então a criação destes espaços multiusos – para se viver, bem como para se trabalhar, onde produtos culturais são consumidos, bem como produzidos, espaços que se alimentam de diversidade multi-cultural, possui especificidade local, mas também estão ligados ao mundo real e virtualmente.

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